domingo, 23 de novembro de 2008

Sugestão de Filme!!! "AO VIVO!"

A vida como espetáculo
A televisão mundial tem como principal meta a busca por elevados índices de audiência. Isso traz prestígio, credibilidade e, principalmente, atrai muitos anunciantes, o que é fundamental e dá sustentação aos veículos membros da produção capitalista. Acontece que para atingiram tal finalidade, as redes utilizam-se de artimanhas muitas vezes, digamos, não-convencionais.

Com base nesse contexto, o diretor Bill Guttentag, realiza em 2007 o filme “Ao Vivo!” (“Live!”). A obra conta a história de Katy Coubert (interpretada com perfeição por Eva Mendes, de “Lenda Urbana II” e “Mulheres- o sexo forte”), exigente diretora de programação de uma emissora de TV fadada ao fracasso e à mesmice. Katy almejava idealizar um programa que se desligasse de tudo o que predominava na televisão americana. Desejava um programa impactante, mas que fosse diferente dos reality shows de sucesso como Big Brother e American Idol.

Juntamente com uma equipe de profissionais, Katy estuda diversos produtos. No entanto, uma idéia proposta por uma das produtoras desperta atenção especial em Katy. Questionando o interesse que o telespectador possui em acompanhar a morte, surge a proposta de um programa no qual o jogo da Roleta Russa seria a temática. O que começou com uma simples brincadeira, transformara-se na obsessão de Katy. Após intensas brigas e discussões acerca do projeto, eis que a emissora consegue levá-lo ao ar.

Seis pessoas de personalidades distintas são escolhidas para compor o elenco do ousado projeto. Apontando uma arma diretamente a cabeça, todos correriam o risco de morrer ao vivo durante o programa, mas apenas um deles ganharia o prêmio: uma grande quantia em dinheiro que resolveria a vida de qualquer um.

Ousado. Envolvente. Misterioso. O filme desperta no espectador uma série de sensações ao propor discussões como a liberdade de expressão, a preservação da vida e a incessante busca pela audiência. Filmado propositalmente com a câmera em constante movimento, o filme assemelha-se a um reality show. Os diálogos entre Caty e seus produtores apresentam argumentos capazes de fazer com que o espectador abandone a condição passiva de mero ouvinte. Nesses diálogos, involuntariamente se desperta uma intensa vontade de discutir sobre o tema.

Com um final surpreendente, “Ao Vivo” não chega a ser uma grandiosa produção cinematográfica. Está longe de ser semelhante aos filmes convencionais que procuram atender às expectativas do mercado publicitário. No entanto é uma produção inteligente, e ao mesmo tempo uma ótima opção para quem procura alguns momentos de diversão. Vale a pena conferir!
Informações Técnicas
Título no Brasil: Ao Vivo!
Título Original: Live!
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Bill Guttentag

Nenhum comentário: