quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma questão de fé

A fé é uma questão geradora de intensos debates na sociedade atual. Questionamentos, incertezas e frustrações congregam as inúmeras pautas que intensificam as discussões acerca de tal assunto. Acontece que a fé jamais teve e jamais terá explicação. Pode parecer puro subjetivismo barato, pieguice, mas é fato que a grande façanha de ter fé é o fato de acreditar sem ter visto!

Acontecimentos muitas vezes imperceptíveis reforçam a convicção de que algo superior existe! A graça divina encontra-se presente nos mais corriqueiros momentos do cotidiano. Momentos considerados banais denotam a verdadeira presença de Deus vivo em nosso meio!

Você já parou para pensar em como é belo o amanhecer de um dia? Já prestou atenção em como uma simples frase como “Bom Dia”, pronunciada com sinceridade, é capaz de nos dar ânimo mesmo quando tudo parece estar dando errado? Já reparou no brilho dos olhos das pessoas que nos cercam? Já percebeu que o coração de pobre é muito mais rico do que de pessoas com alto poder aquisitivo? Percebeu que alguns amigos nos fazem bem apenas com sua presença? Enfim, Deus se encontra no meio de nós nos mais singelos momentos...

Escrevi esse texto a partir de uma conversa que tive com um amigo. Ele praticamente se revoltou com tudo que se relacionava a existência divina. No entanto, constatei que a visão de alguns ateus sobre a vida é muito mais primorosa do que a de determinados cristãos convictos. A explicação que ele me deu foi a seguinte: “Se Deus está realmente presente em nosso meio, como pode o mal sobressair-se sobre o bem?”

Tal frase, caros amigos, denota o verdadeiro sentido de uma fé madura: acreditar que dois caminhos existem e cabe ao ser humano adquirir discernimento para decidir-se sobre qual deles seguir. Quanto a fé, já disse, não tem explicação. É algo intrínseco que nasce do interior de cada ser humano e amadurece com o passar dos anos. Vale a pena pensar...

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns! Este texto ficou maravilhoso! Muito bem escrito! Em relação ao conteúdo, concordo perfeitamente com vc!

"Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" - Hebreus 11:1.