sábado, 8 de agosto de 2009

Pais: Heróis em Humanidade


Cuidar e deixar ser cuidado; guiar e deixar ser guiado: qualidades privilegiadas concedidas por Deus aos homens que assumem a paternidade. Defender e ser defendido é tarefa árdua. Não é fácil tomar para si os erros e dores de alguém. Não é fácil curar feridas por meio de palavras doces e encorajadoras. Pais da humanidade, homens vencedores cuja missão é cuidar, guiar, orientar e defender seus filhos e filhas diante das adversidades a que somos expostos cotidianamente.

Paternidade não se restringe somente a laços de sangue. É bem maior que isso! O amor de Pai os une a seus filhos e filhas com laços de amor. Laços consistentes que determinam rumos a serem seguidos durante a vida.

Como canta Zezinho: “Das muitas coisas do meu tempo de criança, guardo vivo na lembrança, o aconchego de meu lar...” Sabedoria paterna, longas conversas na varanda determinam a imprecisão do tempo. A vida não parece passar quando somos acolhidos/a em braços afetuosos e protetores. Homens sábios, como o Bom Pastor que orientam nossas escolhas. Essa é a missão de Pais da humanidade: proteger seus filhos das armadilhas da vida.

Pais... Verdadeiros mártires como Dom Hélder, Dom Oscar Romero, entre outros que a serviço da comunidade e da Igreja adotaram milhares de filhos e filhas para o caminho da justiça. São Francisco... Que bom seria se o sentimento paterno fosse orientado por preceitos franciscanos... Francisco jamais teve a graça de ser pai biológico, mas cuidou para que a vida tivesse vida em abundância. Foi Filho, foi Irmão e foi Pai, a medida que considerava a natureza como mãe e a morte como irmã.

Existem pais privilegiados, mas que não dão conta de ampliar tal condição para o coletivo. Mártires têm essa capacidade humanitária, essa coragem vencedora. Deixar de ser Pai apenas dentro de casa e lutar pelo coletivo visando ao bem estar comunitário justifica a condição humana da paternidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

::: Belo texto, amigão! Feito com muita sensibilidade!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

ótimo texto....parabéns.....hj foi o meu primeiro dia no seu blog..rsrsr....agora to seguindo...vê se atualiza todo dia...esquece esse tal de tcc!rsrsrsr
abraços!