terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Internet Para Todas as Idades




Com 71 anos de idade, Ventura Picasso é usuário assíduo de redes sociais



Há quem pense que a Internet é exclusivamente usada por jovens. Ledo engano. Cada vez mais democrática e de suma importância para a agilidade contemporânea, a rede mundial de computadores atrai adeptos de todas as idades. Redes sociais como Orkut, FaceBook, Twitter e Blogs proporcionam uma inter-relação entre os usuários e viabiliza o intercâmbio democrático de informações.

O aposentado Ventura Picasso, 71 anos, faz parte do grupo experimental da academia araçatubense de letras e utiliza com assiduidade redes como o Orkut. Além disso, seu blog www.picassoventura.blogspot.com é atualizado com frequência. Picasso também não dispensa uma boa conversa via MSN.

A escrita sempre foi uma de suas especialidades. Durante 35 anos trabalhou em um comércio de infraestrutura de material impresso e hoje, alterna suas atividades atuando como colunista do jornal Folha da Região. No entanto, o espaço no jornal não é, segundo ele, adequado para expressar algumas ideias, por isso, enxerga no blog uma boa alternativa. “Aquilo que é censurado no jornal, deixo no blog. É minha janela da verdade. Creio que o blog veio para democratizar um espaço que faltava: o da livre manifestação de ideias.

O estilo de texto predominante no blog de Picasso é a crônica, gênero textual no qual o autor tem total liberdade de criação, ao transpor para a ficção um fato real. Política é um dos temais mais comentados no diário virtual de Picasso. “Quando descobri que o blog era um espaço desprovido de censura, me animei. Atualmente, antes de enviar textos para o jornal, coloco-os no blog. Se for publicado, ótimo, se não for, paciência”, revela.

O reconhecimento do espaço virtual utilizado por Picasso para propagar seus ideais resultou na sua participação no primeiro encontro de blogueiros, realizado pelo blog Cia. dos Blogueiros (www.ciadosblogueiros.blogspot.com) no dia 19 de setembro. O objetivo foi definir ações, bem como a criação de uma entidade devidamente registrada para representar a classe dos adeptos à blogosfera.



Orkut

O Orkut, uma das redes sociais mais populares do mundo, também faz parte da vida de Ventura Picasso. Seu sobrenome (possui parentescos com Pablo Picasso) faz com que a adesão de “novos amigos” seja numerosa. Até mesmo parentes desconhecidos de Ventura foram encontrados no Orkut. “A cada seis meses descubro parentes novos nesta rede social. Além disso, já reencontrei pessoas que não via há vinte anos e inclusive velhas namoradas”, afirma.

O escritor confessa utilizar esta ferramenta exclusivamente como forma de entretenimento, por isso, evita falar de política no Orkut. “Esse site é muito rico. É vivo, à medida que possibilita a troca de mensagens entre pessoas que há tempos não se viam.”

Conhecimento

Ventura Picasso considera a Internet primordial para a vida contemporânea. Seus interesses na web variam muito, entretanto, a política está no topo de suas preferências. “Como pesquisador político, necessito da Internet para saber determinadas coisa como, por exemplo, os prêmios já ganhos pelo presidente Lula”, considera. Mas a credibilidade das publicações online deixa Picasso com um “pé atrás”. “Isso é um grande problema. É necessário conhecer a fonte e saber a origem do que é noticiado. Procuro pesquisar, ler muito. Passo a maior parte de meu tempo lendo, de modo a fazer uma análise crítica da realidade.”

A leitura ocupa espaço privilegiado na vida de Picasso e para ele, os livros jamais perderão espaço para a Internet, ao contrário dos jornais impressos que, segundo ele, já veem suas tiragens sendo diminuídas. “A liberdade de imprensa é muito importante, mas para aquele que fala a verdade. Tanto na Internet quanto no jornalismo impresso, a veracidade é fundamental”, aconselha. Esta veracidade, de acordo com ele, é proveniente da maior riqueza que alguém pode ter: o conhecimento.

Confira abaixo trecho da entrevista com Ventura Picasso:




Por: Angélica Neri, Cristiano Morato, Diuân Feltrin, Gustavo Caldeira e Rafael Lopes

(*) Trabalho idealizado como Atividade Avaliativa da Disciplina Jornmalismo Online e Novas Tecnologias II, ministrada pelo professor e jornalista José Marcos Taveira.

2 comentários:

Rafael Lopes disse...

A matéria ficou muito boa.

Parabéns a todos os integrantes.

Abraço

Ventura Picasso disse...

Gostei muito desse trabalho. Essa equipe, Angélica Neri, Cristiano Morato, Diuân Feltrin, Gustavo Caldeira e Rafael Lopes faz jornalismo da melhor qualidade.
Atingiram a perfeição, nada a acrescentar ou retirar dessa reportagem. PARABENS!
Muito obrigado.