quarta-feira, 27 de maio de 2009

Democratizar opiniões

O texto abaixo integra uma atividade avaliativa idealizada na disciplina "Jornalismo Online e Novas Tecnologias" ministrada pelo professor José Marcos Taveira. A proposta foi a seguinte: "Qual a importância do Blog para o jornalista?" Confira:

Informação desprovida de filtros
Propagar informações na grande imprensa de forma democrática não passa de utopia. Ceticismo? Não, realidade. Os jornalistas são limitados pelos gatekeepers, ou seja, os grupos responsáveis pela seleção do material divulgado. Esta escolha de informações nem sempre atende a aspectos justos, visto que interesses particulares podem guiar os responsáveis pela seleção. Um dualismo se alastra pelos corredores das redações: o que divulgar? Em meio a tantas informações, qual determinaria a agenda pública?

Além das preocupações acerca da agenda setting, outro fator é preponderante na acirrada disputa pelos materiais que tomarão conta das páginas dos periódicos. A sociedade amparada pelo capitalismo obriga a grande mídia a depositar na publicidade um forte meio de sobrevivência. Isto leva, involuntariamente, os jornalistas a publicarem informações que atendam às expectativas de seus clientes.

Profissionais do jornalismo, em sua maioria, são críticos. Isto é fato. Sendo assim, limitações se tornam martírios. Além do mais, o modelo engessado denominado pirâmide invertida os obriga a aniquilar qualquer espécie de subjetividade ou divagação. Em meio a tantos obstáculos, diversos jornalistas têm encontrado nos Blogs um excelente meio de propagar pontos de vistas, preferências, fotografias, vídeos e até devaneios.

O caráter independente e estritamente pessoal torna-se sedutor para indivíduos que passam a maior parte do tempo trancafiados em uma redação recebendo ordens de superiores. A abrangência de um diário virtual, como a ferramenta é popularmente conhecida, induz os formadores de opinião a formarem uma ideologia particular, livre das exigências de empresas privadas que, obviamente, visam ao lucro. Esta ideologia dissociada de hierarquia é capaz de angariar seguidores fiéis, além de ser uma forma inovadora de sobreviver ao mercado capitalista. Fato: muitas pessoas estão sendo pagas para efetuar postagens em Blogs segmentados.

A eficácia é comprovada. O poder de persuasão inquestionável. A sedução, inegável, visto que a liberdade por si só, gera atração. Devido a abrangência e número de adeptos aumentando a cada dia, é provável que as empresas jornalísticas deverão se adaptar a esta nova forma de divulgar pensamentos. A ferramenta tem tudo para ser uma forte concorrente da mídia predominante. Pensamento apocalíptico ou não, o melhor a fazer é amenizar exigências que servem apenas para comprovar o teor retrógrado dos bastidores dos nossos jornais de cada dia.

Nenhum comentário: