domingo, 28 de junho de 2009

The King of Pop

Quinta-feira, dia 25 de junho, final de tarde. Ligo a TV e me deparo com uma triste notícia: morre Michael Jackson. Coloco-me cético frente a tal informação. Inevitavelmente penso que esta seria mais uma criativa forma de autopromoção, visto que o astro voltaria aos palcos no dia 13 de julho. No entanto, a suspeita logo se esvai à medida que o fato se propaga. Sim, era verdade. O mundo perdeu o Rei do Pop.

A vida de Michael foi marcada por polêmicas que vão desde repentinas transformações visuais até suspeitas de pedofilia. No início dos anos 80, mais precisamente em 1982, o ídolo alcançava seu auge, ocupando o the top of the tops nas paradas mundiais com o hit Thriller. O álbum ainda é o recordista de vendas na história da indústria fonográfica mundial. O que não se esperava é que após momentos de glória, a vida do astro se transformaria em um verdadeiro thriller. Após o estrondoso sucesso, tudo o que seria produzido em seguida, seria comparado à produção anterior. Lançado em 1987, dois anos após Thriller, o álbum Bad foi considerado frustrante.

Durante a infância, Jacko, como era conhecido, viveu uma rotina atípica, diferente das outras crianças. Suas felizes aparições diante das câmeras de TV eram mascaradas por frequente violência e exploração por parte do pai, que o obrigava a aperfeiçoar-se como artista em tempo integral. Algoz ou não, a intervenção paterna levou o astro a conhecer as peripécias da fama desde cedo. Plantou e colheu glórias, mas pagou caro por isso.

No final da década de 1980, Jackson passa a transformar-se progressivamente. Avanços tecnológicos o garantem a possibilidade de aderir à aprimoradas formas de manipulação estética. Entretanto, as constantes alterações visuais vão, a cada instante, distanciando o cantor, do ponto de vista físico, do garoto prodígio que fazia sucesso na década de 1970 cantando ABC no grupo Jacson Five.

As inúmeras intervenções cirúrgicas passam a ter resultado cada vez mais excêntricos. O ídolo foi se descolorindo aos poucos, em todos os sentidos. Transformou-se em uma espécie de máscara artificial.

Apesar de toda a excentricidade próxima à bizarrice que tanto marcou a vida de Michael, não se pode negar que o astro marcou uma geração. Não existe alguém que nunca se deixou contagiar pelo ritmo eletrizante de Thriller e Beat it. Jackson cumpriu sua missão: a de revolucionar toda a história da música mundial, servindo de inspiração para tudo o que surgisse depois. Será sempre lembrado como The King of Pop.

THRILLER AO VIVO

BEAT IT, mais um grande sucesso

WE ARE THE WORLD


Um comentário:

Rafael Lopes disse...

Sem dúvidas Michael foi e sempre será o grande rei pop.

Porém, ele deixou exemplos que nunca podemos seguir, e uma delas, é não ter amor próprio. Vemos pelo que ocorreu com ele.

Abraço