domingo, 3 de abril de 2011

Membros da Paróquia Imaculada Conceição participam de Escola de Liturgia


Liturgia combina com arte, beleza e mistério. Uma parte nós fazemos e a outra nos é dada. A frase de Rubem Alves expressa com propriedade o verdadeiro significado da ação litúrgica em nossas vidas. Em resumo, Liturgia (Lit = Povo. Urgia = Ofício, ação, trabalho) é o conjunto de ritos que expressam determinada crença, independentemente da religião. No entanto, é difícil expressar com meros conceitos o significado de algo tão grandioso. Neste sentido, aconteceu entre os dias 25 e 27 de março, no Instituto Teológico de Lins – ITEL, a 1ª etapa da Escola de Liturgia organizada pela Rede Celebra – CNBB e ITEL. A Escola de Liturgia está em sua 4ª edição.

Representantes de diversas pastorais das Paróquias Imaculada Conceição e São Brás tiveram a oportunidade de estarem presentes e entrar em profundo contato com os elementos que envolvem a Liturgia Cristã, descobrindo um novo olhar sobre o que é a celebração da vida e os mistérios que a envolve.

O curso é assessorado pelo Padre Laudemiro Borges (Pe. Mirim), Ir Penha Carpanedo, (PDDM) e pelo compositor da CNBB Eurivaldo Ferreira, que é autor de duas músicas da Campanha da Fraternidade 2011.

Durante os três dias, os assessores utilizaram a metodologia, ou melhor, o caminho, da construção do conhecimento em conjunto. Proposta por Paulo Freire, esta metodologia consiste em dar voz ao povo, de modo que o conhecimento seja experimentado, compartilhado e que todos tenham voz e vez. Com danças circulares, acolhidas calorosas, contato humano, construção do mapa da vida, miniplenárias, vivências, leitura orante da Palavra e celebrações, os assessores motivaram os participantes a perceberem que tudo é conteúdo que garante aprendizado.

Os participantes também foram orientados a se precaver contra os perigos que podem envolver os ritos. Dentre estes riscos está a possibilidade de se transformar em ritualismo carregado de sentimentalismo, no qual o comportamento dos participantes passa a ser mecânico. Descobrimos que a verdadeira liturgia deve estar em sintonia com o universo à volta; o mistério se esconde no que há de mais singelo e a celebração da liturgia parte de dentro para fora.

Todos os ensinamentos foram concretizados por meio de celebrações do Ofício Divino. Para muitos participantes, esta tradição milenar foi novidade. A expressão da essência da fé encantou a todos, que celebraram em verdadeira unidade, desenvolvendo uma Liturgia rica em beleza, significado e espiritualidade. Uma Liturgia viva, Libertadora, feita pelo e para o povo. Liturgia essa que tem como principal centralidade o mistério pascal de Cristo! Quando nos reunimos em assembleia, assumindo nossa identidade de batizados e de povo sacerdotal, devemos sempre fazer memória da Páscoa do Senhor, celebrando nele nossa própria páscoa, nossa passagem da morte para a vida, afirmando que existe a constante presença da “páscoa de Cristo na páscoa da gente e páscoa da gente na páscoa de Cristo”!

Bandeira

Para simbolizar o ideal comum de todos os participantes, será construída no decorrer das etapas a bandeira da Escola de Liturgia 2011. No início do encontro, todas as cidades se reuniram em grupos e “tatuaram” seus nomes em pedaços de panos coloridos. Juntas, cada parte dará consistência a um todo maior, que será apresentado na bandeira. A equipe de Birigui será a responsável por dar início a esta construção. Ao término de cada etapa uma cidade ficará encarregada de dar continuidade à marca da Escola de Liturgia 2011. Trouxemos desta primeira etapa: Amor, Partilha, Alegria, Unidade, Aconchego, Transformação...

Diuan Feltrin – PASCOM - Colaborou Vinicius Schumaher - Votuporanga

Nenhum comentário: