domingo, 15 de março de 2009

Os frutos da Campanha da Fraternidade 2009


A Campanha da Fraternidade 2009 que tem como tema “Fraternidade e segurança Pública” e como lema, “A Paz é fruto da justiça” (Is. 32,17) está rendendo bons frutos. No sábado, dia 14 de março, tive a oportunidade, juntamente com pessoas muito especiais, de estar ministrando, na comunidade N.S Aparecida no bairro Vila Xavier em Birigui, uma “palestra” acerca da temática.

Palestra não seria o termo adequado. Creio que reunião, ou bate-papo soa melhor. Na condição de leigos, tivemos a oportunidade de debater as situações de violência que afligem nossa sociedade.

A reunião foi dividida em cinco etapas. Na primeira, acolhi o público e falei um pouco sobre a essência do período quaresmal. Alertei o povo sobre a constante e intensificada prática da oração, do jejum e da caridade. Em seguida introduzi a explicação sobre a proposta da Campanha da Fraternidade 2009, além de recordar temas de campanhas anteriores relacionados à questão de estímulo à cultura de paz.

Terminada a introdução, o Sr. Ataíde da Comunidade Ivone Alves Palma, relatou, através de sua vasta experiência de vida, a questão do “VER” os conflitos que nos domina. Desde sentimentos intrínsecos à condição humana, até a insegurança ocasionada pela “indústria do medo”, foi relatado pelo Sr. Ataíde, sempre com muita simpatia e bom humor. Os tipos de violência (física, estrutural e simbólica) também foram explicados.

Logo após a explanação, os ouvintes foram organizados em grupos com o fim de debater os tipos de violência presentes no meio onde vivem. Após dez minutos de discussão, um representante de cada grupo expôs as conclusões.

Depois foi a vez da Pedagoga e diretora de escola, Áurea discutir as questões “REFLETIR” e “AGIR”. O principal argumento usado pela professora foi “educar para a paz”, visto que uma das mais eficazes maneiras de diminuir a violência é diminuir a ignorância da sociedade, facilmente corrompida. Com sabedoria e simpatia únicas, Áurea ensinou aos ouvintes a prática do centramento. Tal prática consiste na “introspecção”, ou seja, encontrar o próprio eixo; praticar uma autoanálise, a fim de “estar por inteiro” mediante as situações da vida.

A pedagoga também mostrou a eficácia da Justiça Restaurativa, que visa à reintegração social de pessoas que, por algum motivo, desviaram-se dos preceitos morais essenciais para uma vida digna, íntegra.

Por fim, após a tarde de reflexões e aprendizado, foi o momento de celebrar. Após a entrada da Bíblia, fiz a leitura do texto de Isaías. Em seguida, celamos o encontro com um forte e caloroso abraço da paz. Para terminar, a emocionante Oração de São Francisco foi entoada lindamente pela equipe de canto. Momento emocionante. Involuntariamente as pessoas se abraçaram e formaram um belíssimo círculo. Sinal de que tudo o que foi dito realmente as envolveu. Sinal de que tudo valeu à pena.

Experiências como essas são únicas. Particularmente foi um grande desafio, visto que tenho dificuldade em falar em público. Nesses momentos parece que uma força maior toma conta da gente e cessa qualquer medo e insegurança...

Mas não para por aí não! No dia 24 de março tem mais. Será no bairro Portal da Pérola em Birigui. Infelizmente não poderei ir devido à faculdade. Mas no dia 28, no bairro Ivone Alves Palma, estaremos todos lá: eu, a Áurea, o Sr. Ataíde, Lucas Rinaldini, Rafael Ribeiro, Giovani Machado, anunciadores e promotores da paz! Que os ensinamentos da CF – 2009 se estendam por toda a nossa vida!


Nenhum comentário: