terça-feira, 29 de setembro de 2009

Despertar curiosidade garante sucesso de Blog (*)


Registrar cenas inusitadas que ocorrem corriqueiramente tornou-se, de uns tempos para cá, um verdadeiro hobby entre os jovens. Ao mesmo tempo, a humanidade tem por característica fundamental, a curiosidade. Involuntária e incessantemente, procuramos saber o que acontece na vida alheia, como se vivêssemos em um verdadeiro reality show. Por mais ridículos e excêntricos que possam parecer, as atitudes dos outros despertam um interesse intrínseco.

Com o advento das redes sociais que possibilitam a inter-relação entre as pessoas, tornou-se fácil disponibilizar conteúdos como imagens e vídeos para que todo o mundo tenha acesso. O resultado não poderia ser diferente: tudo o que “cai” na web se torna um verdadeiro sucesso, visto que aflora a curiosidade humana.

Igor de Sousa Pucci, 25, aproveitou-se de tal artimanha e criou um blog com um atrativo e sugestivo título: Pérolas do Orkut. No espaço, o jovem disponibiliza imagens dos mais diferentes tipos. Detalhe: todo o conteúdo é relacionado a pessoas comuns, anônimas. A página é um verdadeiro sucesso, visto que recebe cerca de 30 mil visitas diárias.

O conteúdo é dividido em categorias, das mais diversas. O subsídio vem de pesquisas que ele mesmo realiza em “perfis” no Orkut. Mas, atualmente, a maioria das fotos provém de centenas de e-mails enviados diariamente por pessoas que desejam divulgar suas “façanhas”. “Apesar do grande número de fotos que recebo, costumo postar somente quatro por dia. Para selecioná-las, levo em conta meu gosto pessoal e imagino o que as pessoas gostariam de ver”, revela.

Renda

Igor é formado em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Economia e pós-graduando em Propaganda e Marketing. Apesar de todo o conhecimento adquirido em bancos universitários, a única fonte de renda do rapaz é sua página online, que vem sendo uma atividade promissora. “Antes da crise econômica faturava cerca de oito mil mensais. Atualmente esta quantia diminuiu, mas ainda faturo um valor considerável”, diz. O lucro com o blog é proveniente de anúncios publicitários.

Igor foi o pioneiro a criar algo do gênero na região de Araçatuba. Sua atitude gerou inspiração em alguns blogueiros, como podemos constatar em espaços como Tolices do Orkut e Orkut de Bêbado totalmente dedicados às pérolas relativas às redes sociais.

Após constatar que seu blog se transformou em verdadeira coqueluche, criou outros dois sites denominados “Web Frase” e “Web Recados”, com os quais também recebe boas cifras.

Em entrevista coletiva a estudantes de Jornalismo, Igor afirma que já foi reconhecido por celebridades e, inclusive já concedeu entrevista à revista InfoExame. Ele finaliza alertando para o segredo do sucesso de um blog: “Ter conteúdo inédito e interessante somado a atualizações constantes, são passos fundamentais para garantir o sucesso de um blog. Além disso, comentar em diversos espaços e seguir inúmeros blogueiros garante reconhecimento e popularidade”, finaliza.

(*) Trabalho realizado como Atividade Avaliativa da disciplina Jornalismo Online e Novas Tecnologias ministrada pelo professor jornalista José Marcos Taveira, no dia 29/09/2009, a partir de entrevista coletiva.

Um comentário:

Rafael Lopes disse...

Ótimo texto Diuân.

Realmente o Igor soube aproveitar bem a ferramenta, fazendo dela seu ganha pão

abraço