domingo, 1 de março de 2009

Quaresma. É tempo de agir!



Mais uma vez vivemos a Quaresma! Tempo marcado por intensa reflexão e luta constante por conversão. Na prática, o período quaresmal é marcado por três propostas aos cristãos: oração, caridade e jejum.

Devemos estar em sintonia direta com o Pai. Na nossa condição de meros leigos, temos sede por sabedoria! Sabedoria que nos faz discernir entre a vida e a morte! Sabedoria que nos leva a modificar o mundo, sanando a ignorância vivida por inúmeros indivíduos. O processo de oração é constante na vida dos verdadeiros cristãos, no entanto, o tempo da Quaresma visa intensificar o diálogo com Deus.

Nosso mundo é tristemente estigmatizado por problemas sociais. A segregação de classes é escancaradamente comprovada em cada fração de segundo. No entanto, qualquer pessoa, pertencente a qualquer camada social, é capaz e tem por obrigação desempenhar ações de caridade! Tal benevolência não se restringe somente ao financeiro! Longe disso! A caridade possui diversas faces, sendo que a mais gratificante é a pratica do bem ao próximo através de uma palavra amiga... Um simples olhar... O poder do toque... Enfim, somos capazes de modificar o mundo através do poder simbólico de nossas atitudes!

Não existem desculpas para a não-prática de ações benevolentes! Todos possuem a capacidade de acolher ao próximo! Cada um possui sua peculiaridade, sua inteligência... São presentes dados por Deus para serem colocados em prática! Ninguém é capaz de roubar a sabedoria existente em nosso eu profundo! Ladrões de subjetividade existem às pencas, mas cabe a nós, cristãos, exterminá-los com sabedoria divina! Grande dom de Deus!

Por fim, a Quaresma também, exige a prática de jejum. A justificativa é simples: privar-se daquilo que nos satisfaz e nos “rouba” um pouquinho de tempo e de dinheiro, para praticar o bem! Por exemplo, se eu normalmente gasto muito com sorvestes, no tempo da quaresmal tento me privar de tais gastos, para reverter o que eu gastaria para algum necessitado!

Entretanto, nada é mais gratificante do que o jejum espiritual! Jejuar espiritualmente é utilizar toda a sabedoria dada por Deus para nos encontrar com nosso próprio “eu”. Praticar a introspecção. É tempo de refletir e buscar maneiras de estancar feridas que, às vezes, nos afasta do reino de Deus.

Campanha da Fraternidade

Como é de praxe, todos os anos a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe uma temática para ser discutida durante a Quaresma, através da Campanha da Fraternidade. São problemas que muitas vezes, devido ao corre-corre do dia-dia, tornam-se imperceptíveis aos nossos olhos! Na condição de cristãos, não devemos cruzar os braços mediante as mazelas que corroem a sociedade! Uma fé sem ações, não passa de uma fé vazia, imatura! É discurso ultrapassado dizer que “está tudo bem”, que “tudo é uma maravilha”. Triste engano. Lamentável manipulação!

Em 2009, discutiremos a questão da segurança pública em nossa sociedade! O tema Fraternidade e Segurança Pública tem como lema “A paz é fruto da justiça" (Is 32,17). Nossa missão é destruir o conformismo que corrói a maior parte dos indivíduos, induzindo a cada um, engajar-se em projetos de ação social, além de monitorar as ações do poder público. Alertaremos também sobre as faces da violência: física (agressões), simbólica (caracterizada pelo preconceito e exclusão através de simples gestos e olhares) e estrutural (mau uso das políticas públicas).

A proposta da CAMPANHA DA FRATERNIDADE é ecumênica! Não nos estagnemos! Seria um triste desperdício de toda a sabedoria dada por Deus a cada um de nós... É hora de agir!!!

Vídeo da Campanha da Fraternidade 2009:




HINO DA CF-2009:


Ó povo meu, chegou a mim o teu lamento,
Conheço o medo e a insegurança em que estás.
Eu venho a ti, sou tua força e teu alento.

Vou te mostrar caminho novo para a paz

Refrão:
Onde pões tua confiança?
Segurança, quem te traz?
É o amor que tudo alcança;
Só a justiça gera a paz!

Quando o direito habitar a tua casa,
Quando a justiça se sentar à tua mesa,
A segurança há de brincar em tuas praças;
Enfim, a paz demonstrará sua beleza

A segurança é vida plena para todos:
Trabalho digno, moradia, educação;
É ter saúde e os direitos respeitados;
É construir fraternidade, é ser irmão.

É vão punir sem superar desigualdades;
É ilusão só exigir sem antes dar.
Só na justiça encontrarás tranquilidade;
Não-violência é o jeito novo de lutar.

É como teia de aranha, a segurança
De quem confia só nas armas, no poder.
Não é violência, não são grades ou vingança
Que irão fazer paz e justiça florescer.

Eu desposei-te no direito e na justiça;
Com grande amor e com ternura te escolhi.
Como aceitar o desrespeito, a injustiça,
A intolerância e o desamor que vêm de ti?!

Confira o Hino:

5 comentários:

Cláudio Henrique disse...

Meu companheiro de caminhada, como estás? Cara a Cf deste ano é demais. É um tema sensacional que pode ser trabalhado com dinamismo com crianças, jovens e adultos.
Abrços,parabens pelo engajamento.

Paz e bem

Diuan Feltrin disse...

Muito obrigado Cláudio!!!!
Com certeza a CF- 2009 trará inúmeros frutos a nossa sociedade!!!

PAZ E BEM!

Angélica Neri disse...

Considero muito importante esse trabalho. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que vem do coração de Deus para o coração do homem. Tenho certeza que trará bons frutos. Beijão, querido! E parabéns pelo blog, está cada vez melhor.

Diuan Feltrin disse...

Com certeza trará bons frutos Angélica!!!!
Cabe a cada um de nós colaborar para com o amadurecimento de tais frutos!!!

Anônimo disse...

Acho teu trabalho de conscientização importante, saímos de um carnaval bom em uns aspectos, e ruíns em outros sinceramente certifico-me cada vez mais que devemos ser exmplos e força maior de luz, esperança, mudança, mas cansa as vezes saber que alguns não querem nada com a vida em todos os segmentos.