domingo, 19 de outubro de 2008

Uma ótima opção de leitura!!!

Detalhes perturbadores de um brutal assassinato

Uma pequena cidade localizada ao oeste do Kansas. Vidas indiscutivelmente opostas. De um lado, uma família bem-sucedida, do outro, dois sujeitos perdidos mundo afora. O cenário tranqüilo de Holcomb jamais poderia sugerir que um brutal assassinato pudesse ocorrer naquela simples cidade. Porém, a chegada de dois forasteiros transformou completamente o cotidiano do lugar. A missão de Perry Smith e Dick Hickock era realizar um roubo na residência da família Clutter, mas os rumos da história seriam diferentes.

Além do roubo, os homens se viram forçados a exterminar cada membro da família para não serem identificados. Uma chacina que marcou para sempre a pacata Holcomb. A história é real, mas o grande escritor e jornalista norte-americano Truman Capote imortalizou-a ao transformá-la em um inesquecível romance. A sangue frio (In Coldo Blood, Cia. das letras, 2006, 412páginas, R$ 49,90) congrega elementos de uma grande reportagem com características de consagrados best-sellers. É o estopim para a inauguração de um novo gênero jornalístico: o new journalism.

Durante seis longos anos Capote aprofundou-se no caso do extermínio dos Clutter. Entrevistou todas as pessoas que de uma forma ou de outra conviveram com a situação, além de manter contato com os assassinos. O árduo empenho resultou em uma obra rica em detalhes e emoção. A maneira peculiar encontrada pelo autor para narrar aspectos físicos e psicológicos, causa a impressão de que as personagens foram criações dele. Mas não. Tudo era realidade.

Usando o método alinear de narração, Capote é capaz de cativar o leitor ao propor algumas dúvidas perturbadoras. Em determinado momento, é sugerido que apenas um dos homens realizou o massacre, enquanto o outro promoveu o roubo e livrou-se das pistas. A ânsia em descobrir quem é o assassino é inevitável: Perry, frágil e de passado sombrio, ou Dick, forte e decidido? A apaixonante descrição de um dos sujeitos revela, propositadamente, o verdadeiro autor do crime.

O livro também lança uma discussão geradora de muita polêmica: a pena de morte. Evidentemente, tanto Smith quanto Hickock pagaram a pena máxima. Entretanto, a dúvida que paira é a seguinte: ambos mereceram o castigo? Outra questão que a minuciosa narrativa de Truman Capote revelará.

O sucesso de A Sangue Frio fez com que a história da família Clutter se transformasse em obra cinematográfica. No entanto, o longa metragem não possui o mesmo êxito que o livro, já que muitos detalhes são ocultados. A criação de Capote reflete a excelência jornalística e é parâmetro para qualquer profissional que almeja aperfeiçoar sua narrativa.

Nenhum comentário: